RSS

Novo plástico capaz de cicatrizar como a pele

11 Abr

Material é mais amigável do ambiente e esta hein?😉

Um engenheiro norte-americano, da Universidade do Sul do Mississippi, em Hattiesburg, desenvolveu um material capaz de imitar a pele humana, ou seja, plásticos capaz de “sangrar e cicatrizar quando cortado ou arranhado”.

O projecto de Marek Urban, financiado pelo Departamento de Defesa norte-americano, foi apresentado numa reunião da Associação Americana de Química (American Chemical Society – ACS). O material é semelhante ao plástico – um polímero baseado em longas cadeias de átomos de carbono –; no entanto, a essas cadeias, Urban acrescentou pequenos elos moleculares, que se quebram e mudam de forma quando o plástico sofre danos.

Essa alteração promove a mudança de cor, uma mancha vermelha (que imita sangue) se forma em redor da zona afectada e indicado onde existe um problema. A auto-reparação pode ocorrer diversas vezes.

O material é mais amigável do ambiente do que os outros plásticos, uma vez que o processo de produção tem como base a água, em vez de ingredientes tóxicos. No entanto, a grande questão é: Para que serve? Este composto pode servir para substituir materiais que precisam de ser duráveis, mas se desgastam com o tempo, tal como automóveis, aviões, móveis, computadores, entre outros.

in_ http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=53786&op=all

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 11 de Abril de 2012 em Sem categoria

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: